Conecte-se

PT
PT EN ES

Use a Atividade física para liberar a sua mente!

A atividade física além de trazer os benefícios já conhecidos, tais como resistência física, fortalecimento dos músculos, melhora na capacidade cardiovascular, proteção contra doenças e, claro, perda de peso, também pode ajudar a promover um impacto positivo no seu cérebro. Entenda como corpo saudável, definitivamente, está relacionada à mente.

Por ser capaz de aumentar a oxigenação no cérebro, os exercícios físicos ajudam a afastar os riscos de doenças que podem comprometer a memória.

Toda atividade física traz benefícios à mente, mas a corrida é considerada a modalidade que mais tem impacto no cérebro. Um estudo realizado na Finlândia aponta que correr aumenta o número de células cerebrais e ajuda na criação de novos neurônios.

A movimentação da atividade física faz com que o cérebro fique mais “acordado” e aumente suas atividades elétrica e geral de todas as células nervosas.

Por promover liberação de neurotransmissores, exercícios melhoram o funcionamento do cérebro e funcionam como agentes ansiolíticos e antidepressivos. Diversos estudos científicos já mostraram que pessoas que praticam atividade física são menos propensas a sofrer de ansiedade e depressão.

Também por liberar neurotransmissores, a prática de atividade física regular pode ajudar no tratamento de desordem de déficit de atenção e na melhora da cognição.

Exercícios aumentam o fluxo sanguíneo e a circulação, fornecendo mais oxigênio e glicose ao cérebro, turbinando seu funcionamento e auxiliando na expulsão de resíduos.

Quem busca abandonar um vício, como do tabagismo ou bebida alcoólica, pode tirar grande proveito das atividades físicas. Os exercícios não somente substituem os hábitos nocivos como também atuam na liberação de dopamina que, por sua vez, diminui a vontade de consumir drogas ou outras substâncias químicas.

Exercício físico evita a degeneração do cérebro e, até então, é considerado pela ciência a única atividade realmente capaz de reduzir as chances de surgimento de Alzheimer.

Últimas receitas


Notícias relacionadas

Veja também outros conteúdos que possam lhe interessar

Veja mais notícias

Calculadora de churrasco

Escolha o tipo de carne que você quer servir e monte sua lista de compras.

Começar agora