Conecte-se

PT
PT EN ES

Manejo e Utilização de Dejetos e Resíduos

A suinocultura é considerada uma atividade de grande potencial poluidor, devido ao alto grau de confinamento dos animais em todas as fases de criação, produzindo grandes volumes de dejetos em pequenas áreas. Porém se estes resíduos forem armazenados e distribuídos de forma correta, podem deixar de ser poluentes e se transformar em fonte de nutrientes e utilizados pelos agricultores em áreas de aproveitamento do solo como lavouras e pastagens.

O departamento técnico da empresa possui uma estrutura para apoiar os fornecedores no manejo correto da utilização dos dejetos de suínos.

DISTRIBUIÇÃO DE DEJETOS

Os dejetos são distribuídos de acordo com recomendações agronômicas, com quantidades distribuídas após análises de solo onde é realizada a programação de aplicação de dejetos por área durante a vigência da Licença Ambiental, considerando os limites de absorção do solo e as espécies cultivadas conforme a atual Instrução Normativa da FATMA (Fundação do Meio Ambiente). As áreas utilizadas para distribuição dos dejetos são próprias ou de terceiros, que autorizam a distribuição em suas propriedades. A quantidade de dejetos distribuída em cada propriedade é monitorada por meio de planilha padrão que controla local e data de aplicação.

ARMAZENAMENTO DE DEJETOS

Para armazenar os dejetos líquidos, utilizam-se depósitos revestidos e impermeáveis, com capacidade de retenção mínima para sua estabilização de acordo com Instrução Normativa 11 da FATMA (Fundação do Meio Ambiente) do estado de Santa Catarina.

COMPOSTÓRIO

A compostagem é um método econômico e ambientalmente correto de destino dos animais mortos, por permitir a reciclagem dos resíduos orgânicos, exigindo um menor uso de mão de obra. A utilização desse método evita a poluição do ar, do solo e das águas. O processo de fermentação que ocorre na compostagem elimina agentes causadores de doença, e fornece como produto final um composto orgânico que pode ser utilizado no solo como adubo.

Além de servir como opção de processamento das carcaças, a compostagem também é uma oportunidade para transformar os dejetos suínos em um composto orgânico e ser aproveitado como fertilizante.

Calculadora de churrasco

Escolha o tipo de carne que você quer servir e monte sua lista de compras.

Começar agora